COMO FAZER PASSAS DE CEREJA?

terça-feira, julho 09, 2013


Estes dias de calor têm-me derretido o corpo e amolecido o espírito!
Por várias vezes me sentei ao computador para mais uma conversa, mas qual?
Na cozinha faz-se o mínimo para sobreviver às temperaturas de 40º que se têm feito sentir aqui por Castelo Branco e arredores, se não pelo país todo.
As receitas que dela saem são as mais simples e sem grande história: grelhados com fartas saladas e fruta do quintal. Por aqui as cerejas já são poucas e nêsperas já não há, mas os figos amaduraram em força e prometem uma boa safra.
Ao jantar não pode faltar a sopa de legumes, o queijo fresco e a fruta. Já o chamado "conduto", vai variando conforme o apetite e a minha imaginação, que tem andado muito fugida. Neste ponto, dá-me muito jeito o forno, pois com uns folhadinhos rápidos ou uns queques salgados de carnes (frias ou de aproveitamentos), resolvia-se a questão, mas com o calor que faz, seria uma loucura.
Tenho optado então por  saladas frias ou Coctail de Camarão. Nada mau, como vêem, mas a receita já todas vocês estão fartas de saber.
Então, hoje venho falar-vos de cerejas. Apanhámos as últimas este fim de semana e algumas já estavam a querer secar, parecendo passas. (Pudera, com tanto calor)!

                               Cerejas a secar ao sol

Passas de Cereja

Primeiro passei-as todas por água para retirar o pó.
Depois enchi um alguidar com água e acrescentei 100 ml de vinagre de vinho ( caseiro).
Pus as cerejas de molho durante 5 minutos para as desinfectar e largarem algum pulgão que pudessem ter.
Passei-as de novo por água limpa e retirei-as a pouco e pouco, para um pano limpo para perderem o máximo de água. (Esta tarefa foi feita com muito cuidado para não ferir nenhuma).
Nesta fase, fiz a escolha das melhores para comer à sobremesa.
Das restantes, separei as mais secas para fazer Passas de Cereja e as outras para fazer compota.
Coloquei as primeiras num tabuleiro e deixei-o na varanda, ao sol, como faço para secar os figos.
Neste sítio,  a temperatura chega a estar a mais de 50º ao sol da tarde. (Nestes últimos dias não me admirava que tivesse chegado aos 60º, mas o termómetro exterior que nós tínhamos avariou-se há muito tempo e ainda não encontrámos outro acessível para o substituir).
Já passaram 4 dias e elas já estão bem secas e capazes de serem guardadas em frascos herméticos.

Vou fazer as fotos para poder actualizar este artigo, quando for a Lisboa.
Amanhã falo-vos do meu Doce de Cereja.
Tenham um resto de dia muito feliz.
Beijinhos e saudades da

Bombom (Tia Fátima ou Avó Fátima)

PS: Para as minhas leitoras brasileiras que quiserem passar por aqui, fica a sugestão:
http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.pt/2013/07/morro-da-providencia.html








Talvez Goste de Ler

4 comentários

  1. Ô Bombom querida, como está quente por aí este ano, né?
    Mas, lembra, foi um inverno muito longo nesta Europa toda e acho que o verão será mais curta, aguenta um pouquinho mais viu!
    Tenho medo só de pensar no nosso verão por aqui, costuma ser abrasador e o tempo que tem feito está tão delicioso, tão decente, podemos sair sem ficar suando ou ligando o ar condicionado do carro e da casa. eu adoro nosso inverno!
    Sobre as cerejas, não conheço esta receita de passas de cereja, seria muito bom ver as fotos para entender melhor como ficam.
    Por enquanto, fico aqui com água na boca ao pensar na delícia destas cerejas portuguesas.
    um grande abraço carioca



    ResponderEliminar
  2. Amiga, deixa lá que o calor está por todo o lado. Mas, as temperaturas vão descer (aliás, aqui já começou). É excelente ideia fazer as passas de cerejas. Não disseste nada sobre a tua máquina de gelados, diz-me como te tens saído, ok?

    Amiga, sou seguidora do teu filho, mas, só pedes para as amigas Brasileiras? E, as Portuguesas?
    Abraço enorme

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar de passas de cerejas mas acho interessante.
    Fico á espera do doce.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Bom dia minha querida!
    Espero que esteja bem.
    Por aqui também está fazendo muito calor e não está nada fácil ir para a cozinha.
    Não conhecia as passas de cerejas e adorei a novidade!
    Um grande e forte abraço
    Léia

    ResponderEliminar